IDE ainda é um problema?

Grails foi criado pensando em um modelo de desenvolvimento no qual o desenvolvedor só precisaria de duas ferramentas: o Grails e um editor de textos qualquer. Inclusive, quem diz isto é o próprio Graeme Rocher (a ideia era realmente seguir (copiar) o modelo que o Ruby on Rails havia trazido na época).

Só que isto sempre foi um problema: nós eramos na maior parte desenvolvedores Java e estávamos acostumados com ferramentas como auto complete que o Eclipse e o Netbeans nos ofereciam na época. Com o passar do tempo veio o Intellij com o plugin pra Grails que resolvia esta questão MESMO.

De longe o Intellij IDEA sempre foi a IDE pra desenvolvimento Grails, mas com um problema: era paga, o que afastava diversas pessoas. Hoje vejo lá com minhas dúvidas se este plugin inclusive terá uma vida longa pois, na minha opinião, não faz mais sentido.

A IA acabou com a necessidade do auto complete nativo das IDEs. Ferramentas como o Github Copilot resolvem esta questão. Ao menos pra mim, o VS Code acabou virando o “Intellij gratuito” que sempre quis ter.

Como está a situação na ponta de vocês? O que tem usado? Intellij ainda faz sentido?

Rapai, interessante.

De fato, acho que a falta de um bom plugin para o vscode (e para outros editores de texto) complica muito. Eu tenho intelij pago, mas nunca consegui fazer dela minha IDE preferida. E agora, com a inteligência artificial, IDE’s perderam muito de sua utilidade. Eu gosto de escrever código, mas pessoas como Uncle Bob estão falando que para termos os benefícios da IA o programador tem que se afastar do código. Diga-se de passagem, eliminando todo benefício que o Código Limpo poderia trazer. Se essa visão que o Uncle Bob vem propagando em podcasts se tornar dominante, IDE’s perderão sentido. Um syntax highlight resolve, e pq ocupar tanta memória do computador com uma IDE?

Por outro lado, parece até que essa é uma visão patrocinada. Não acredito que grandes sistemas de produção deixem tudo na mão da IA. Então, a questão ainda é relevante.

Lançaram um novo plugin de groovy para o VSCode há um tempo atrás, mt bom. Já ajuda, mas falta um de Grails. Por outro lado, o Intellij Community suporta groovy, aí com um trabalhinho a mais, fica bom para Grails.

Para Java e Spring o VS Code ta mt bom.

Mas seria bom se tivéssemos um suporte melhor… Pelo menos a nível de Intellij Community pro VSCODE.

1 curtida

Eu vi sinais de que a Intellij poderia liberar o plugin pra Groovy e Grails pra versão Community, mas parece que isto não vai se concretizar.

Acaba que meu dia a dia aqui ficou da seguinte forma:

• Java - faço tudo com Intellij Community - atende 100%
  • VS Code - pra todo o resto

Você tem aí o link pra este plugin de Groovy e Grails do VS COde @herrmartins ?

Um medo que tenho com as ferramentas de IA: não sei se já reparou mas são vendidas do mesmo modo como drogas. Começam baratas, realmente oferecem um ganho enorme de produtividade (apesar de boa parte ser ilusão de poder e risco, não produtividade REAL) e, de repente, o preço te pega.

Sobre “Uncle Bob”: tomo muito cuidado com este autor. Inclusive escrevi quatro textos em que DESMONTO a estrutura narrativa dele (que é perigosissima)

Aqui no meu time, temos o IntelliJ pago pela empresa, então o problema de pagar ou não por ele se resolve bem.

Infelizmente, eu sou meio viciado em IDEs para escrever código. Até o uso do VSCode, pra mim, não é muito confortável. Eu também sei que é por preguiça de migrar, pois ele atende bem várias comunidades.

Aqui temos 3 projetos com Grails 2 e, agora, finalmente, migramos um deles para a versão 7, e a IDE e a IA ajudaram muito nessa migração. Sem isso, seria o dobro do tempo que levamos, pois, como vcs sabem, após a versão 2, o Grails virou quase outro.

1 curtida

Saca só pessoal, o que descobri por acaso: a Apache está desenvolvendo um plugin pra Grails no Intellij https://plugins.jetbrains.com/plugin/18504-apache-grails

Na realidade, @kicolobo , eu mencionei um plugin mais recente que os outros para Groovy.. Groovy Language Support - Visual Studio Marketplace e que faltava um para grails (recente).

Interessnate, vou ler os artigos quando aparecer um tempo, mas parece mt interessante.

É @Lazaropj , quando o caba se acostuma com uma IDE.. É difícil voltar.

Tbm trabalhei num grande projeto com Grails 2.5.6.