IDE pra grails 3.2.5
06/02/2017 14:32
0
Olá, tem décadas que não visitava nem trabalhava com grails, só que surgiu um projeto e decidi voltar a trabalhar com este framework que é tão agradável.

Mas aí surgiu um problema. GGTS parou de ser produzido e o suporte do eclipse para grails morreu. Intellij Idea parece ser o único atualmente, só que a versão community não tem suporte para grails, só a paga que custa 500 dólares ao ano.

Como a galera hoje em dia faz para depurar código em tempo de execução, ter auto-complete e interface para fazer commit e update de código? Ou essas coisas já não existem mais?
Tags: Grails, IDE


0
Ja tentou o netbeans?
Eu uso o intellij idea   full  porem na internet tem os meios de usar que nao são legais.
06/02/2017 15:31


0
Grails 3 é baseado em Gradle, o qual tem suporte na versão community do IntelliJ, é o que eu uso. Atende perfeitamente.
Geralmente deixo uma janela de terminal do proprio idea aberta no shell do projeto para quando preciso executar algum comando do grails


0
Willian, eu já usei netbeans no passado para java e pra ser sincero, não me acostumei. E pelo que vi do grails 3.2.5, não diz nada sobre ter suporte pra ele, então nem me dei ao trabalho.

Ué Magno, então para ter acesso completo ao grails eu preciso do Idea completo, porém como ele é baseado no Gradle, a versão community atende parcialmente? É isso? Bem, vou baixar esta versão e testar.
07/02/2017 12:34


1
Exatamente.
o IDE reconhece o classpath das dependencias, permite executar, executar testes, depurar, refactoring, code insight, tudo normal. Você só precisa entender quais tasks do Gradle estão envolvidas por tras dos comandos do Grails, por exemplo quando vocÊ dá um grails run-app, na verdade está invocando a task bootRun via Gradle
Você perde apenas coisas específicas do Grails, por exemplo se você define um hasMany num domain, o ide não reconhece a associação para efeitos de code insight, mas isso é algo que tenho convivido numa boa.
Comandos especificos do Grails (ex: create-controller) você não tem acesso via ide, quando eu preciso utilizar os comandos do grails deixo uma janela de terminal aberta no próprio IDE (alt+f12)


0
Entendi. Vou então ficar com a community e ver se me acostumo a usar esta IDE. Ela é um tanto diferente do que eu estou acostumado.

De todo jeito consegui fazer o projeto ser reconhecido pelo eclipse mais novo como projeto gradle. Estou usando apenas como um editor de texto, mas o bom é que estou acostumado já com os comandos
08/02/2017 15:50



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto