Oi Magno,
na realidade é absolutamente o contrário: o Migration é voltado para o ambiente de produção. Ele te trás algumas funcionalidades bastante interessantes nesta área inclusive como, por exemplo, a possibilidade você executar o rollback de algumas das suas operações caso uma ou mais condições (definidas por você) não sejam satisfeitas.
É uma alternativa bastante interessante: por coincidência, estou desenvolvendo um plug-in similar ao Migration de uso mais simples: quando precisamos apenas executar algumas operações em produção, e não a alteração completa do banco.
E como se dá o uso do plugin em produção já que, até onde percebi, ele é baseado em scripts para o console grails?
Bom:
o migration cria por padrão para você duas tabelas: "databasechangelog" e "databasechangeloglock". A primeira armazena as mudanças (changesets) que já foram executadas no banco de dados, enquanto a segunda consiste em um lock, útil para ambientes clusterizados, que evita a ocorrência de dois nós estarem executando os changesets ao mesmo tempo.
Neste caso, tudo o que você precisa fazer é ir atualizando o seu relatório de mudanças com os comandos diff dele (gormdiff) se não me engano para que, em produção, estas mudanças sejam executadas na sequência. Mas para isto é necessário que você inclua uma chave de configuração no seu arquivo Config.groovy. A chave se chama grails.plugin.databasemigration.updateOnStart e deve receber o valor true. Aí toda vez que o sistema for executado, será verificado se há mudanças no banco de dados e, havendo, as mesmas serão executadas caso já não tenham sido.
Uma das partes mais úteis da documentação é este link: http://grails-plugins.github.io/grails-database-migration/docs/manual/guide/configuration.html
Nele você vê todas as chaves de configuração do plug-in.
Obrigado, Kiko e Wilian, este grails.plugin.databasemigration.updateOnStart parece ser o que eu estava procurando.