Novo projeto com Grails ou Java/Spring
04/09/2014 15:18
0
Humanos,ando com uma dúvida existencial. Faz 3 anos que conheço o Grails, gosto muito dele a ponto de incorpora-lo como matéria (parte do semestre) em uma disciplina de desenvolvimento para web com Java. Trabalhei com Grails em um projeto com 3 programadores.

Agora estou começando um novo projeto para um orgão publico e estamos discutindo a possibilidade de utilizar o grails. A equipe é composta por profissionais Java, sem conhecimento de Grails/Groovy. A maioria é de profissionais com pouca experiência com no máximo 3 anos de profissão.

Meu receio é exatamente quanto a mão-de-obra, pois esta equipe é terceirizada.

Estou me sentindo que nem o cara do ditado, faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.

O que vocês acham ?
Quem está utilizando Grails em projetos reais/grandes ?
Será que posso me arriscar a fazer um projeto sem ter garantia que os profissionais vão permanecer disponíveis ?


Abraços

Tags: duvida novo projeto


0
Olá Ricardo,

Eu saí do Java, com o qual trabalhei por apenas 1 ano, e consegui trabalhar com o Grails tranquilamente. Acho que aprendizado no Groovy/Grails é rápido, principalmente com alguém que já trabalhou 3 anos com ele para indicar a direção. Acho que vale à pena usar Groovy/Grails.
04/09/2014 18:14


0
Olha .. sou novato pela segunda vez EM Grails (vim do PHP).. e estou adotando esse framework como padrão em projetos pessoais (negócios que quero startar).

Também fiquei na dúvida entre Spring (exclusivamente MVC com Annotations) e Grails.

A curva de aprendizado do Grails é menor que o Spring Web MVC. Você pouco se preocupa com as zilhões de configurações de Beans.

Eu tive uma enorme dificuldade de fazer essas configurações pois os diversos Ebooks de Spring existentes na web praticamente não cobrem MVC com Annotations. E o manual (user/dev Guide) é enorme, em inglês, e você dificilmente vai achar o que precisa.

Pra mim que sou leigo .. me sinto usando Spring (sei que é o core) .. mas sem toda aquela burocracia. Além do mais, é muito fácil fazer bom código (URL Amigável, REST) com ele. E é fácil adicionar as outras bibliotecas Java nele.

Então, entre Rails e sua enorme quantidade de bibliotecas, Spring e sua burocracia .. e o Grails super produtivo .. fiquei com Grails.


0
Oi Ricardo,

já trabalhei em projetos pequenos, médios e grandes com Grails: em todos os casos fui extremamente bem sucedido.

Alguns exemplos em que atuei: área hospitalar (FHEMIG aqui em Belo Horizonte/MG), telefonia (Oi), mineração e muitos outros.

Nunca houve problema. O problema dos profissionais continuarem disponíveis ou não diz respeito mais ao RH que à tecnologia.



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto