Oi Eduardo,
o Grails Brasil está hospedado na AWS, assim como a esmagadora maioria dos meus projetos.
O caminho das pedras é bastante simples. Você se registra com seu cartão internacional e depois clica sobre os serviços do tipo EC2 (Elastic Cloud Computing).
É neste serviço que você define qual o tipo de instância com a qual quer trabalhar. Inicialmente recomendo usar a micro instância. Se sua conta for nova, você inclusive terá um ano de graça para experimentar. Iniciada a instância, você irá receber uma chave (arquivo pem). Guarde-o a setenta, não sete chaves. Você o usará para se autenticar no servidor.
Inicie sua instância, conecte-se a esta como faria com um servidor convencional usando sua ferramenta SSH favorita (Putty, por exemplo). Daí pra frente, basta que você execute seus comandos lá dentro como faria no servidor da sua empresa e voilá, tudo pronto.
Um ponto importante é ter um IP. Pra isto, lembre-se de registrar um no serviço deles chamado "Elastic IP". Clique em "register IP". Em seguida, o IP gerado, clique com o botão direito do mouse sobre ele (aparecerá numa lista) e o associe com sua instância.
Pronto: agora ficou mais fácil acessar seu servidor. É bem simples.
Qualquer coisa estou aí pra te ajudar.
Só um ponto em relação ao Elastic IP. Se tua máquina estiver online, o serviço não é cobrado. Se estiver desligada, eles cobram.
Quanto ao S3, tem esse plugin aqui: http://grails.org/plugin/aws-sdk que é um wrapper do AWS SDK Java.
A documentação parece bem completa, tem uma parte com um exemplo do S3: http://agorapulse.github.io/grails-aws-sdk/guide/single.html
Espero que esse plugin te sirva bem. Abraço
Caros ,
Muito obrigado pelas respostas , estudarei todas elas.
Obrigado!