Stacktrace
10/08/2014 19:40
1
Prezados mestres do Grails. Perdoem minha pergunta newbie, mas não encontrei informações que pudesse me ajudar.

Existe alguma dica para ler os stacktraces do Grails? O do Java é bem intuitivo pra mim, mas o do Grails sempre parece hieroglifo. É quase um trabalho de paleontologia para encontrar algo. E como estou iniciando com Grails agora, perco bastante tempo tentando desvendar os erros que crio.

Sei que está muito mais para ignorância da minha parte do que qualquer outra coisa, mas qualquer dica será bem vinda rs.

Grato desde já.
Tags: stacktrace, debug


0
Oi Sidney,

estamos aqui para ajudar, então vamos lá.

Bom: a primeira coisa que você precisa saber é aonde fica o stacktrace padrão do Grails. Sempre que um erro é encontrado, o arquivo stacktrace.log, que fica no diretório corrente do usuário (normalmente é o mesmo que o do seu projeto) é incrementado.

Neste ponto, a leitura é igual à que você faria em qualquer programa Java, pois na realidade estamos lidando com código Java no final das contas: Hibernate, Spring, etc.

O problema é que neste arquivo ficam todos os logs do sistema em um primeiro momento. O que gosto de fazer é criar novos arquivos de log. Então separo os logs do Hibernate, Spring, etc em arquivos diferentes e, ainda mais importante, eu separo um logger especialmente para o meu código fonte.

Você pode ver como configurar a saída do log neste link: http://grails.org/doc/latest/guide/conf.html#logging

Ali fica o stacktrace que vai para o log, outra fonte que você pode usar é a padrão mesmo, que irá aparecer na própria página quando algo dá errado, tal como na imagem abaixo:



Neste caso a equipe do Grails se esforçou bastante para melhorar essas mensagens. Mas o segredo é você realmente melhorar a configuração do log, talvez aumentando o nível do log para debug, por exemplo, você consiga pegar mais detalhes.

Tirando isto, estou aqui para te ajudar no que for necessário, ok?



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto