Na verdade é uma questão um tanto quanto subjetiva, porque outros fatores podem criar gargalos na sua aplicação como a implementação, banco de dados etc.
Tenho aplicações em Grails rodando com servidores de com 4GB de RAM e CPU com 2 núcleos que aguentam bem.
Quanto de acesso você está esperando?
Qual o trafego esperado?
Já realizou algum teste de carga?
Acho que pode começar respondendo essas perguntas...
Oi Deco,
o Grails Brasil é um bom exemplo de site cuja performance é boa: tem por dia uns 3000, 4000 acessos e não sei se reparou, mas nada aqui roda devagar. Já até escrevi a respeito sobre isto algum tempo atrás (http://www.itexto.net/devkico/?p=1097).
Agora, no que diz respeito a performance, o que você deve saber é o seguinte: uma aplicação Grails é uma aplicação Java EE. Então tem todos os ganhos que esta plataforma (Java EE) tem para oferecer, e uma das coisas que ela oferece é escalabilidade, estabilidade e robustes.
Claro, o framework sozinho não diz nada: tem de ver qual será a sua arquitetura. Qual o seu requisito de performance? Se for algo tipo: 500 ms, qualquer framework vai te atender. No entanto há fatores que vão ir além do framework/Java EE. Entra em questão o SGBD escolhido, o modo como este será tunado, o servidor no qual a aplicação irá executar, etc.
O Grails Brasil, por exemplo, dá conta de tudo e consome no máximo uns 300, 400 Mb de RAM. Durante o dia fica lá na casa dos 150, 200 Mb e funciona legal, com este tempo de resposta que você está vendo. Yeap: uma instância micro EC2 da Amazon.
Com relação a hospedagem, só dou uma indicação: AWS da Amazon no serviço EC2. É de longe o melhor que já usei. Nunca me decepcionou e o preço é muito bom.
Na minha experiência já vi Grails ser executado em casos que vão desde pequenas clínicas até casos em engenharia, telecom, automação, enfim, no que você sonhar. Em todos os casos funcionou muito bem.
Qualquer coisa estamos aqui para te ajudar, ok?