IDE
06/08/2013 01:51
1
Boa noite pessoal,

Sou novato e como todo novato vou encher o saco com dúvidas estupidas inicialmente. Pesquisei no forum vi que tem um post dizendo que o netbeans é a melhor IDE para grails só que esse post é de 2010. Gostaria de saber se continua sendo realmente a melhor IDE?

Li no site oficial sobre as IDE's pagas e sobre o ggts, cujo qual por lógica achei que seria o melhor, mas já vi post de membros falando que usam o sts... afinal, hoje em dia, qual IDE está sendo mais usada por quem trabalha com grails?
Tags: ide grails, ggts, sts, netbeans


1
Olha eu já trabalhava com o eclipse, acho bem mais enxuto que netbeans. Como trabalho com java também optei por baixar o eclipse puro e instalar os plugins pra grails.

O sts é uma ferramenta para trabalhar com todos os produtos da springsource, enquanto o ggts é um eclipse que vem apenas com a parte para se trabalhar com Grails.

Já ouvi que o IntellijIDEA é superior, mas ainda não utilizei.

O única coisa que não me agrada muito, é que se você estiver depurando a aplicação e fizer uma alteração em algum fonte nos ambientes ggts/sts/eclipse, você não consegue mais ver os valores das variáveis, é preciso reiniciar o debug para poder ver.


1
Eu uso o Eclipse STS no trabalho e o IntelliJ em casa (a promoção do final do mundo fez ele sair por menos de R$ 200,00), muito bom, os recursos de auto complete e os plugins de integração com heroku por exemplo é "djou"tro mundo :-).

Mas também tem uma matéria do Kiko sobre esta questão, bom ler e tirar as conclusões, se tú és iniciante, não se preocupes com a ide, se possível não use(minha opinião é que não usar força a digitação da sintaxe e te deixa mais craque).
06/08/2013 11:22


0
Intellij para Groovy e Grails parece sonho: é perfeito o negócio, e acredito que seja um investimento que valha muito à pena.

O STS ou GGTS também tem melhorado muito nos últimos meses. Eu particularmente trabalho mais com o STS que o GGTS por puro acaso. Se tornou a minha IDE favorita tanto Grails quanto Java.

Agora, numa boa? Um BOM editor de texto como Notepad++ ou Sublime Text também tem muito lugar viu. Especialmente porque o principal recurso das IDEs, auto completar de código só funciona bem MESMO no IntelliJ.


0
Primeiro Projeto: Editor de Texto + GRails via terminal. Vais aprender um absurdo da sintaxe e dos macetes do Framework com essa dupla.

Daí pra frente, use:

- Se tiver grana e engatar projeto em cima de projeto, Intelij, pois realmente uma IDE produtiva será totalmente essencial;

- Se esporadicamente e você também trabalha com Spring, o STS;

- Se só for GRails e os projetos não forem intensos, GGTS;

- Se se apaixonar pela linha de comando (que quem domina, fica absurdamente maceteado e produtivo também) fique no que fez no primeiro projeto :P

Abs []
06/08/2013 12:41


1
Eu estou utilizando o Intellij como padrão, e o SublimeText quando vou alterar coisas mais simples pq ele eh muito rápido

A unica coisa que sinto falta no SublimeText é o auto-import =/

O GGTS estava muito bom na ultima versão que eu testei e rodando ele com o jdk7 estava bem rápido
06/08/2013 13:39


0
O sublime é uma ótima ferramenta, uso ele. Infelizmete ele não possui o auto-import como o Mussatto comentou, então algumas coisas são bem "sofridas".

[]'s
06/08/2013 18:20


0
Sabem o que acho mais engraçado?

É que quando você vai pro Grails percebe o quão viciado estava em recursos de IDE como auto completar por exemplo.

Conforme eu ia me virando com o editor de textos, não sei se rolou com vocês, mas a minha memória foi melhorando. Como não tinha auto completar, eu acabava memorizando praticamente toda a API e, pra minha surpresa, o que poderia parecer uma tarefa ultra árdua, se mostrava muito mais natural do que eu podia supor no início.

Infelizmente com Java a coisa é bem mais complicada: o ambiente de build é mais chato (especialmente quando você não usa Maven), mas sabem que com o tempo eu comecei a me virar no VI com Java também? Aliás, no meu início com Java eu só podia usar notepad porque a empresa se recusava a me fornecer um PC melhor. Era notepad e javac na unha. Árduos tempos: mas a maior parte do que aprendi com Java foi naquela época também. :)



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto