primeiros passos no grails
26/07/2013 14:47
3
Bom dia.
Meu nome é José Vilmar e esse é o meu primeiro post no forum.

Estou dando os meus primeiros passos no grails pois talvez ele seja utilizado na empresa em que trabalho para o desenvolvimento de um sistema bastante grande.

Estimamos que o sistema leve cerca de um ano para ficar pronto, se utilizarmos java e jsf, plataforma que utilizamos atualmente no desenvolvimento dos nossos sistemas.

Fiquei com uma boa impressão do framework e acredito que o tempo e o custo possam cair caso ele seja adotado.

Só ainda não tenho segurança para bater o martelo e por conta disso gostaria de fazer algumas perguntas:

O grails já está maduro e estável?

Encontraremos no mercado pessoas com bom conhecimento no grails?

Que tipo de dificuldades poderemos encontrar na adoção da ferramenta?

Existe no framework algum recurso que nos auxilie na construção da camada de view?

Acho que já perguntei bastante, grato.
Tags: view framework passos


0
Oi José Vilmar,

respondendo suas dúvidas?

Maduro e estável? Sim. E muito. Já o vi ser aplicado (e apliquei) em empresas dos mais variados tamanhos. Desde nanicas até grandes empresas de telecomunicações, mineração, tratamento de dados, etc. Lembre-se: uma aplicação Grails é uma aplicação Java EE convencional, só que escrita em Groovy.

Encontrar mão de obra: sempre você irá encontrar mais mão de obra para JSF do que para qualquer outro framework. Porém, se não encontrar, o aprendizado do framework é tranquilo (inclusive, estou para em um futuro próximo oferecer algo assim online). Além disto, no próprio Grails Brasil há ferramental para isto gratuito, além dos sites de empregos usados pelo pessoal de RH convencional. É questão de procurar mesmo. :)

A maior dificuldade na adoção da ferramenta é a própria equipe estar aberta a trabalhar com uma linguagem diferente do Java. Esta é a grande dificuldade. Porém, a partir do momento em que a linguagem vai se popularizando, e seu modo de trabalho se tornando mais claro, as coisas fluem melhor. Tenho um canal no YouTube dedicado ao assunto que pode te ajudar (http://www.youtube.com/kicolobo).

Com relação à camada view o grande recurso é o scaffolding, que gera o CRUD automaticamente para você (pelo menos a parte basica, dai pra frente, vocês customizam de acordo com a sua necessidade).

Qualquer coisa, estou aí para te ajudar, e a comunidade também. :)


1
Olá, Vilmar.

Seguem minha opiniões:

O grails já está maduro e estável?
Sim, não a toa grandes empresas como Sky, Pão de Açúcar, Vodaphone, Netflix e outras usam em produção

Encontraremos no mercado pessoas com bom conhecimento no grails?
Depende do estado onde você mora. Acho que no "eixo rio sp" é mais fácil. Onde moro (norte) são algumas dúzias (se chegar 2 dúzias) de pessoas que sabe. IMO esse é o grande limitador aqui no Brasil ainda: a falta de gente que conhece bem o Grails. Quando sabe quando um livro em portugues for publicado o quadro não muda, né?

Que tipo de dificuldades poderemos encontrar na adoção da ferramenta?
A linguagem Groovy e as convenções do framework. Essas duas são bem pequenas.
A maior pode ser a criação de componentes RIA. Não há nada em Grails como o PrimeFaces para JSF. RIA em Grails é Javascript+CSS "no braço", como em Rails e PHP. Note que isso pode não ser considerado uma dificuldade se a equipe for boa nisso e gostar de trabalhar assim.
Logo, se sua app tiver muito "efeito especial" e ajax o tempo na criação destes é significativamente maior do que com componentes JSF, embora o desempenho com programação "no braço" seja bem melhor quase sempre.

Existe no framework algum recurso que nos auxilie na construção da camada de view?
Não. As IDEs GGTS e InteliJIdea ajudam no autocomplete de taglibs e expressions nos GSPs e nada mais. No mais é como escrevi na resposta anterior.

Espero ter ajudado.


1
A experiência que temos com o Grails é muito positiva. Estamos implantando um sistema comercial que lembra um sistema Desktop. Foi construído com jquery, jquery ui e jqGrid (para os dados apresentados em tabelas (que são muitos). Obviamente, Ajax foi largamente utilizado também. Como o Yoshiriro disse, fizemos tudo na mão com a ajuda do InteliJIdea e algumas taglibs. Sabemos que podemos componentizar bastante coisa (com taglibs), mas a equipe é muito pequena e agora precisamos nos preocupar em implantar a app.

Além dessa parte visual, fizemos uma outra aplicação em Grails que funciona como um WebService para um sistema legado que temos. O sistema comercial comunica com ela por meio de chamadas HTTP com JSON. ALém disso, ainda integramos o sistema com o Alfresco e como CAS para autenticação utilizando as mesmas credencias do Active Directory. Tudo isso em Grails. :-)

Pretendo colocar essa app como um case aqui. Mas para isso, preciso de tempo.


27/07/2013 00:20



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto