Criar componentes reutilizaveis com grails?
20/12/2012 18:01
Conheço o Grails a bastante tempo, mas nunca utilizei em nenhum projeto da minha empresa, sempre optei pelos frameworks MVC mais tradicionais e ultimamente, trabalho bastante com o Wicket.
O Wicket segue uma filosofia diferente do Grails, pois ele "esconde" de certa maneira o padrão WEB com request/response e ao invés disso, o desenvolvedor vai criando componentes em Java ligados a um elemento do HTML. Estes componentes funcionam de uma maneira muito parecida que em uma aplicação desktop. Eles tem eventos que são chamados a medida que o usuário interage com a aplicação.
Uma coisa muito interessante que o Wicket permite fazer é criar componentes que podem ser reutilizados e redistribuidos para outros desenvolvedores. Você cria um HTML, uma classe em Java com os componentes ligados ao HTML e pronto. A partir deste momento você pode usar o componente em qualquer página. Uma coisa interessante que o wicket me permite é que o componente em questão escreva códigos dentro da tag HEAD do html da página em que você quer adicionar o componente. Isto é interessante se você por exemplo quer criar um componente que dependa de uma biblioteca em javascript. Em todas as páginas que o programador inserir o componente, o componente irá fazer o include para o javascript na tag head da página.
Indo agora para o mundo Grails, sei que dá para criar componentes reutilizáveis usando taglibs. O problema é que se eu for utilizar o componente mais tarde, eu tenho que lembrar dos includes de javascripts e CSSs necessários para o funcionamento do componente. A questão é: existe uma maneira de criar componentes em Grails com as mesmas facilidades que tenho com o Wicket? O que você sugerem?
Tags:
grails componente