Exibição na view
27/11/2012 17:00
0
Boa tarde pessoal.
Estou chegando agora ao mundo Grails, venho do C# e asp.net, e um professor da pós tentou me evangelizar, me levar para o "Grails side.." e conseguiu realmente conquistar minha atenção.
Tenho uma dúvida:
No caso de eu não querer que um atributo da minha classe de domínio seja exibido na view create, por ser um atributo interno e de controle o mais correto é alterar o arquivo .gsp e retirar a exibição do mesmo?
E outra dúvida, mais boba, onde estão os arquivos gsp das views create?... pelo que entendi ele usa um template ou algo do tipo para gerar a página, mas não encontro os arquivos onde estão sendo inseridos os campos realmente.

Grato!
Tags: view atributos domínio


0
Pelo que entendi você esta procurando os arquivo .gsp eles estão no caminho
"sua aplicação"/grails-app/views/"domain class" você encontrará todos o create você pode alterar pelo arquivo create.gsp ou o _form.gsp que eh chamado dentro do create
27/11/2012 17:10


0
Fala Marcelo! Seja bem vindo!

Então cara, quanto a primeira dúvida basta remover da view mesmo. Não esqueça só de verificar as constraints, se esse atributo vai receber um valor somente depois do método post no controlador e ele não tem um valor default, pode ser que o grails gere um erro devido ao fato dos atributos possuírem por padrão a característica de blank:false. Por exemplo, esse atributo é um campo booleano que verifica se o usuário é brasileiro ou estrangeiro; Essa verificação seria feita após o usuário preencher a ficha cadastral e informar o país onde nasceu. Nesse caso você vai definir isso após o método post diretamente no controlador, sendo assim você precisaria definir em seu domain algo como:

static constraints = {
estrangeiro(blank:true)
}


Exemplo bobo, espero que tenha entendido.

Quanto a segunda... não consegui entender sua questão, você quer saber onde estão os arquivos gerados pelo scaffold?


[]'s
27/11/2012 17:17


0
Entendi, identifiquei agora o _form.gsp, como o template do formulário.
Então os atributos que não quero que sejam setados pelo usuário posso retirar do _form.gsp, e depois atribuo valores a eles na action Save do controlador... se eu estiver errado é só me corrigir...
Venho do mundo de programação Desktop .net, sem pratica web, e fui confrontado agora no trabalho a mudar completamente para o mundo web, tenho que dizer que o Grails foi uma mão na roda para isso, estudei bem o groovy antes para me familiarizar com o arcabouço por trás e agora comecei a botar a mão na massa, e estou espantado com a produtividade.
Espero contar com a ajuda de todos aqui da comunidade para cada vez tirar mais proveito do Grails.


0
Isso mesmo, se você vai decidir quais são esses valores dependendo do que for preenchido, basta tirá-los da view, e definir as configurações como disse acima em sua classe domain. Se esses atributos já possuem valor default, você não precisa... já que eles não são nulos.
27/11/2012 17:30


0
Marcelo, seja bem-vindo, qualquer dúvida é só postar, tentaremos ajudar sempre.

[]s
27/11/2012 17:43



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto