Pessoal, vou falar de minha experiência.
Sou gestor de T.I. de uma empresa com filiais em 17 estados e tudo começou assim (rsrsrs): Historinha, rsrsr.
Quando entrei na empresa, havia apenas 2 filiais e nenhum sistema. Ai eu criei a primeira versão do sistema em struts (puts, fiquei chocado com a facilidade, uma vez que eu vinha do php). Para a 2a versão eu conheci o Mentawai (www.mentaframework.org), cara até hoje um dos melhores frameworks java que conheço, ficando atrás apenas do Grails e do Play. Esta foi uma ótima descisão, porém, precisávamos evoluir mais, visualmente e também no servidor, então depois de muita observar o mercado e fóruns e tals, decidi por ir ao JSF2, mais pelos componentes visuais e forma de desenvolver a view do que qualquer outra coisa.
Comecei a migrar a ferramenta para o JSF2. Ai começaram a cair meus cabelos, talvez por falta de conhecimento, talvez por incompentencia, sei lá. Só sei que derrubei a aplicação que estava com o JSF2 e voltei para o mentawai que está até hoje. Também tenho alguns projetos em Ruby on Rails, mas eu vou migrá-los em breve.
Mas agora voltando ao assunto principal (GRAILS). Através do blog do Kiko, conheci o grails (isso não tem nenhum um ano), vi alguns vídeos e fiquei maravilhado, "putz, tudo que eu queria, velocidade de desenvolvimento, curva pequena e etc. E o melhor, nada de xml ou outros do genero". Então fui montando o ambiente, instalei o groovy, grails e o sts. Tudo ia bem até o dia que precisei debugar, ir mais além do que o básico (para o infinito e o além, hehheh).
Quase desisti por causa do sts, não dá, é lento, não debuga bem e outras coisas que acontecem.
Então conheci o IntelliJ (pago), vendo alguns vídeos, decidi comprar, até porque o investimento se pagaria rápido ($100). Ai sim ficou bom, agora não tenho do que reclamar, tudo se encaixa. O Danado consegue achar meus atributos de objetos nas views, métodos javascript e outras coisas muito boas (vale cada centavo de doletas).
Então, depois da historinha para fazer vocês dormirem um pouco, eu resumo assim:
- Grails é ótimo, groovy é ótimo, tudo nele é ótimo. Recentemente juntei Twitter Bootstrap com o grails, agora fechou porque minha view ficou lindona e com pouco trabalho. Todos os meus projetos agora são com eles. Então se o problema era trabalhar com a View, esse problema não existe mais.
É isso pessoal, um pouco da minha experiência.