Grails + EJB 3.x
21/11/2011 23:40
1
Olá galera,

Gostaria de saber se alguém já fez algumas coisas juntando essas duas tecnologias. Mais especificamente, gostaria de saber quais os modos e restrições de um service do Grails chamando um SessionBean do EJB 3 por exemplo ou outras formas, pois estou fazendo um projeto onde estamos utilizando EJB 3 para a camada de negócio e surgiu a idéia de utilizar grails na parte web.

Vlw
Tags: ejb, grails, session bean, integração


1
Oi maykonone,

eu já fiz coisas assim quando atuei na área de telecom. No caso, o procedimento era bastante simples: eu podia obter o EJB via InitialContext natualmente OU adicionando configurações no arquivo de configuração do Spring (grails-app/conf/spring/spring.xml) do Grails.

Eu optava sempre pelo segundo caso. O próprio Spring Framework oferece uma classe de suporte na obtenção dos EJBs, para que você não precise ficar chamando a classe InitialContext o tempo inteiro.

Sugiro que na API do Spring Framework, você dê uma olhada nas classes presentes no pacote org.springframework.ejb.access neste link.

Só se lembre de um detalhe: a conexão com o servidor EJB pode expirar. Sendo assim, evite ao máximo possível definir o bean na configuração do Spring com o contexto singleton.


0
legal kico,

eu posso declarar o bean no resource.groovy também né? fazendo o lookup através do nome do JNDI?

vou fazer umas brincadeirinhas com isso pra ver o consigo!

Ah, também pensei fazer a integração expondo uma api Restful com os Ejbs dae só consumia com grails,mas acho que essa não é a melhor alternativa sendo que eu tenho os dois projetos em mãos, precisando apenas disponibilizar as interfaces do EJB e as entidades.

24/11/2011 23:59


0
Oi Maykoone, pode sim.

Eu uso o formato XML porque sou mais familiarizado com ele. Lembre-se apenas da questão do escopo ok? Pode te poupar muitos problemas.

No meu caso, eu fazia isto com o Weblogic 9.2


0
Eu fiz uns testes e consegui fazer uma integração, eu criei um EJB Stateless, depois em um outro projeto JSE tenho a interface com a anotação @Remote, coloquei o jar desse projeto no meu projeto Grails, declarei no resources.groovy, então injetei em um Service e por fim este injetei em um Controller, porém não consegui fazer funcionar rodando no Jetty, ele não encontrava o Name Jndi, tive que gerar o war e realizar o deploy no Glassfish dae foi.
28/11/2011 11:32


0
O Glassfish é um servidor de aplicações completo, que oferece suporte a EJBs, ao contrário do Jetty que é um container apenas de servlets.


0
O que eu queria dizer, é que estava tentando rodar o aplicativo Grails no Jetty fazendo o lookup dos EJB's que se encontravam no Glassfish, mas não rolou, da mesma forma tentei fazer o deploy do aplicativo Grails no Tomcat, mas também não deu. Deve estar faltando algo.

Vlw Kico.
07/12/2011 12:14



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto