Gails + Framework Lado Cliente
30/09/2011 11:26
1
Bom dia pessoal,

Estava pensando aqui comigo, Grails é muito bom para desenvolvimento de sites e algumas aplicações web. Portanto para a parte cliente para o desenvolvimento de Sistemas Web (relativamente grande) fazer a parte cliente dificulta um pouco pois daí teria que fazer em Javascript e tal.

Sei que tem alguns plugins para Vaadin e Gwt para Grails porém eles não são atualizados com frequência. Gostaria de saber se teria alguma limitação usar Grails como um WebService e minha parte cliente em GWT por ex. E como GWT é baseado em javascript, eu teria q colocar minha aplicação grails no mesmo container do GWT para as requisições poderem funcionar, como eu faria isso?

Acho que estendi d+ o post, porém entenderam minha dúvida? Acho que isso pode ser dúvida de muitos outros. Se alguem tiver experiencia com sistemas web poderia contar aqui também!

Abraços!

Tags: gwt grails webservice


0
Oi Handel, eu já fiz isto e compensou demais.
No caso, eu externalizava alguns serviços como SOAP ou REST e também implementava alguns controladores que renderizavam algo como JSON ou XML pra clientes, que poderiam ser aplicações desktop ou mesmo web.

Aliás, estou iniciando um projeto novo que faz justamente isto.


0
Hmm Kico bom saber que você já fez algo parecido. Então você criou um WebService usando grails e usou o que para a parte cliente?

Eu fico com muita dúvida de como seria as chamadas dos controladores pela aplicação cliente. Porque se a aplicação cliente for baseada em Javascript(GWT, EXGWT etc..) javascript só faz chamadas locais.. como você fez Kico?!

Abraços!
30/09/2011 14:59


0
Opa,

no caso de uma aplicação web, esta possuia seus próprios dispositivos (como controladores mesmo) que acessavam os serviços disponibilizados por este "Gateway". Eu não cheguei a implementar nada com javascript puro, mas acredito que seja possível sim. Inclusive, se não me engano, o jQuery tem um modo de fazer isto.

No caso das aplicações desktop, ai é fácil também: eu simplesmente implementava os clientes aos serviços oferecidos.



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto