Grails como aplicação desktop
11/09/2011 11:03
1
Estou desenvolvendo uma aplicação simples, onde tem alguns cadastros e gostaria de fazer desta aplicação um aplicativo desktop.

A minha dúvida é a seguinte: como eu faço para deixar a aplicação rodando sempre que o computador do cliente for ligado? Assim: sempre que o cliente digitar a url no navegador, o aplicativo rode.

Espero que vocês tenham entendido!

Um abraço!
Tags: grails, desktop


0
olá renatoamiro, sua aplicação é local? estará em um servidor local como intranet? para vc deixar sua aplicação web rodando vc precisa implata-lo em um servidor de aplicação.. tipo tomcat, gassfish, etc.

Vc pode tambem utilizar o Griffon, é como se fosse o grails só que o grails é voltado para desenvolvimento web e o griffon vc utilizar para desenvolvimento desktop.

Espero ter ajudado!
11/09/2011 13:02


0
Oi Renato,

bem: Grails é um framework para desenvolvimento de aplicações web, e não desktop. O que não quer dizer que no ambiente desktop você não possa tirar proveito disto.

Talvez você possa seguir a seguinte estratégia: expor os seus serviços como se fossem webservices e, em seguida, implementar todo o seu código cliente desktop fazendo chamadas remotas a estes, o que me diz?


0
Jean, já andei dando uma olhada em Griffon, mas ainda nao tive tempo de estudá-lo, e não vou tempo por enquanto. Mas obrigado pela dica.

Kico, eu pensei em Grails, pela facilidade/produtividade e porque já tenho algum conhecimento! Você pode me explicar essa sua ideia com webservices?

Por enquanto eu continuo desenvolvendo minhas aplicações com a dupla Java/Swing (mas já migrando para OpenSwing)!

Obrigado e um abraço!
14/09/2011 11:56


0
Oi Renato,

a idéia é a seguinte: coloque toda a sua lógica de negócio na sua aplicação Grails, e escreva um cliente desktop que seja o mais simples possível.

No Grails, você pode externalizar qualquer serviço como se fosse um webservice via SOAP ou REST. Sendo assim, você poderia pensar em manter toda a lógica de sua aplicação no servidor web, preocupando-se apenas em como implementar esta API SOAP/REST que seria acessada pelo seu cliente. É uma alternativa interessantíssima, visto que a mesma lógica de negócio poderia ser reaproveitada tanto por clientes desktop quanto web, mobile, ou o que você quiser, por se tratarem de padrões abertos.

Externalizar um serviço Grails é ridiculamente fácil. Se quiser fazer isto via SOAP, por exemplo, tudo o que você precisa fazer é seguir este passo a passo:

1. Instale um plugin de algum framework para webservices, como por exemplo o Apache CXF (meu favorito)
grails install-plugin cxf
2. No seu service, inclua UMA linha de código, tal como no exemplo abaixo:


class LogicaDeNegocioService {
// bla bla bla
static expose = ['cxf']
// bla bla bla
}


3. Bingo! Seu serviço já está exposto como webservice, gerando o WSDL e respondendo a chamados. Ai, pra gerar os clientes, você pode usar uma ferramenta como o wsdl2java, por exemplo, que já vem com o Apache CXF. Ele gera o código completo com as chamadas para o seu serviço.

Ai, pra acessar a lista de serviços, basta acessar esta URL:
http://[seu servidor]/suaAplicacao/services

Prontinho! Massa né?


0
Renato, dica: este link vai te ajudar pra daná: http://grails.org/doc/latest/guide/13. Web Services.html



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto