Oi Tiago,
Com relação ao ponto 2, normalmente ocorrem problemas é quando o template que você irá renderizar referencia estilos que ainda não foram carregados na sua página. Então, este seria um ponto que eu adicionaria neste ponto: "verifique se o que será renderizado referencia estilos customizados"
Outro ponto legal de se lembrar: namespaces. Cuidado ao definir seu namespace para evitar conflitos com bibliotecas de tag presentes em outros plugins. Costuma dar uma dor de cabeça monstro isto.
Uma coisa que a gente deu mole, foi colocar os scripts relacionados a taglib logo abaixo dela. Sendo que o jQuery funciona apenas no carregamento da página (document.ready()), e quando renderizamos um template isso não ocorre. A solução seria fazer os scripts no header, de forma a atender todos os outros, e usando function pageLoad(). Enfim, está sendo um aprendizado para os próximos projetos.
Apesar das dificuldades, é muito mais divertido criar essas soluções em Grails que em outros frameworks que já me deparei.
Oi Tiago,
o problema em colocar os scripts no header é que sua página pode ficar beeeem mais lenta.
Verdade.
Te dizer que vou adotar não só essa medida, mas vou tentar usar a maioria das que ouvi do Sérgio da Caelum sobre otimização de sites. http://goo.gl/RJwrn
Eu não me lembro mas li em algum blog que essa questão do carregamento ao final, no Grails 2, ele já ia fazer isso automaticamente. Isso é verdade?
Oi Tiago,
depende do modo como estão implementados os templates de scaffolding no Grails. Até aonde me lembro isto ainda não acontecia. Como trabalho muito pouco com scaffolding (exemplo: Grails Brasil), estou meio desligado destes detalhes do framework atualmente.