Notificações
12/07/2011 16:17
1
Alguém já usou algum plug-in para notificações? Tipo notificações do FaceBook quando alguém curte ou comenta uma mensagem sua. Existem várias estratégias, alguém poderia relatar sua experiência?
Tags: notificações


0
Oi André,

olha, vou te falar a estratégia que estou adotando no caso do Twitter, que é o meu alvo para o próximo release do Grails Brasil.

Não estou implementando nada similar ao que você está querendo, mas sei mais ou menos qual o caminho das pedras. Como mencionei, vou descrever o que está relacionado ao Twitter, mas acredito que seja muito (na realidade, É) próximo do que você faria com o Facebook.

Se quero ver quem está postando coisas sobre o Grails Brasil, posso fazer uma busca por hash tags usando a própria API Rest do serviço. Cada registro que encontro, possui um identificador. Caso queira fazer algo com este post, e não queira processá-lo duas vezes, salvo o seu código (e talvez conteúdo) em algum lugar (banco de dados, txt, whatever) e, em seguida, nas próximas buscas, ignoro o que estiver salvo nesta lista.

No caso do Facebook (meu próximo alvo), vi que há inclusive uma chamada de API justamente para o "Curti". Aplicaria portanto a mesma estratégia nesta situação.


0
Oi Henrique, o problema não é COMO obter as informações, mas sim a frequência da busca. A melhor solução envolveria uma aplicação no lado do servidor também. A estratégia mais simples seria estabelecer a frequência via jQuery por exemplo, o efeito negativo dessa solução é ficar consultando desnecessariamente, pois nem sempre vamos ter algo a notificar. Caso o número de usuários aumente demais, também não funcionaria bem. A solução "push" é funciona bem para sites pequenos. Valeu!
19/07/2011 12:22


0
Oi André,

neste caso, você pode ter um acumulador de respostas do lado servidor que faça as buscas periódicamente, usando algum motor de agendamento, como por exemplo o Quartz. Enquanto isto, na parte web, você talvez nem precise usar o jQuery, use a função setInterval para que sejam feitas consultas periódicas ao servidor.

Neste acumulador, você inclui as requisições de todos os clientes, e o usa como um singleton, enquanto na outra ponta, os clientes simplesmente executam consultas a este acumulador usando um token como chave.



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto